terça-feira, 31 de julho de 2012

FRUTAS



                                                      FRUTAS 
                    

As frutas são excelentes opções para uma alimentação rica e saudável, assim como os vegetais, elas são ricas em vitaminas, minerais, fibras alimentares e demais substâncias importantes que ajudam a prevenir doenças. Muitas frutas são exclentes aliadas para dietas, mas é preciso saber dosar, tudo que é consumido em excesso, engorda, portanto fique atento aos exageros. Uma alimentação rica em frutas traz somente benefícios, pois muitas frutas tem o poder de combater doenças e devolver a saúde do corpo, garantindo assim, um bom funcionamento do organismo.
Sabemos da importância das frutas na alimentação, mas infelizmente muitas pessoas não dão a devida importância para isso, devemos acrescentar frutas na alimentação diariamente para manter a saúde em dia. Muitas vezes temos fácil acesso às frutas e não valorizamos a sua importância e seus benefícios que estão diretamente ligados ao bom funcionamento do corpo, as frutas podem ser consumidas ainda fresquinhas colhidas do pé e tem mil e uma utilidades, até mesmo para utilidades domésticas, para servir de alimentos acompanhando pratos especiais e podem se tornar até mesmo ingredientes de receitas caseiras de beleza, como as máscaras faciais, por exemplo.(imagem)
mascara facial amarela 436 300x217 Beneficios das Frutas 
Kiwi nos olhos provoca bem estar e relaxamento.
Veja uma lista das principais frutas e suas propriedades, além de serem ótimas para o organismo, refletem na beleza do rosto e do corpo.
Manga – Além de purificar o sangue, é boa para a pele, pois ajuda no tratamento contra a acne.A manga ajuda no combate à queda de cabelo.
Limão - Favorece a circulação, ajuda no tratamento de resfriados e faz bem para o estômago por causa da vitamina C. Também atua no tratamento de úlceras da boca.
Laranja – Fonte de vitamina C, é energizante, laxante e ajuda na prevenção de infecções.A laranja auxilia na cicatrização de feridas
Framboesa - Tonificante, vigorizante e desitoxicante.
Kiwi – Possui grande quantidade de vitamina C, é antioxidante e laxante. Atua nos tratamentos contra a tensão, depressão e desordens digestivas.
Melão – Possui muita vitamina A, é ótimo para a pele e ajuda a manter o bronzeado intenso.O melão é umas das frutas bastante utilizadas na culinária.
Abacaxi – Atua na digestão e purifica o organismo.
Uva - Ajuda a acabar com a anemia e o cansaço. Previne o câncer e diminui o nível de colesterol no sangue. Também ajuda a limpar e a regenerar o organismo.

Verduras e Legumes

                           Verduras e Legumes

  


Eles são fontes ricas em nutrientes essenciais para a saúde, como vitaminas e antioxidantes. O que provavelmente você não sabe é que, dependendo de como são preparados, legumes e vegetais perdem boa parte das vitaminas e sais minerais. E, inversamente, podem ter alguns de seus compostos mais bem absorvidos pelo organismo. "Quando colocamos legumes para cozinhar em água fria, 35% dos carboidratos, vitaminas e minerais se transferem para ela, formando um caldo saboroso e rico em nutrientes. É o ideal para o preparo de uma sopa", diz a nutricionista Flávia Bulgarelli Vicentini, da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). "Mas, se a ideia é cozinhar os legumes para fazer uma salada, desprezando o caldo, deve-se cozinhá-los em água fervente. Assim, perdem-se menos nutrientes."
A revista VEJA pediu a ela e também às nutricionistas Daniela Jobst, do Centro Brasileiro de Nutrição Funcional, e Maria Gandini, da consultoria RGNutri, que analisassem o que ocorre com os nutrientes de oito legumes e verduras comuns na mesa dos brasileiros, de acordo com o modo de prepará-los. Ah, sim, vamos combinar que só um chato lembrará que tomate é fruta. E que batata é um tubérculo.
Confira:

Couve-manteiga
Nutrientes: rica em clorofila e glicosinolatos. Fonte de vitaminas A e C, betacaroteno, ácido fólico, cálcio, ferro, fósforo e potássio
 

O que acontece com ela ao:
Cozinhar: em muita água, podem-se perder até 40% de seus nutrientes
Assar: perdem-se zinco, ferro, cálcio e glicosinolatos
Fritar/refogar em óleo: o aquecimento prejudica a absorção do cálcio, mas não altera a quantidade de minerais
Esquentar no micro-ondas: perde-se clorofila
Congelar e descongelar: não há perdas significativas

Cenoura
Nutrientes: vitaminas A e C e betacaroteno. Fonte de sódio, potássio e carboidratos

O que acontece com ela ao:
Cozinhar: em água, há perda de 10% a 50% da vitamina C. Para minimizar as perdas, o ideal é cozinhá-la inteira, em pouca água e fogo brando ou no vapor, por 25 a 35 minutos. O cozimento aumenta a disponibilidade de vitamina A
Assar: perdem-se minerais como sódio e potássio
Fritar/refogar em óleo: como o betacaroteno é lipossolúvel (solúvel em gordura), a fritura melhora a absorção desse nutriente pelo organismo. Mas a gordura eleva o índice glicêmico, que pode resultar em aumento nos níveis de açúcar no sangue
Esquentar no micro-ondas: perde-se parte das vitaminas e aumenta-se o índice glicêmico
Congelar e descongelar: diminui-se o índice glicêmico e não há perda significativa de nutrientes

Berinjela
Nutrientes: proteínas, cálcio, fósforo e vitaminas B1, B2 e C. Boa fonte de antocianinas

O que acontece com ela ao:
Cozinhar: em grande quantidade de água e a altas temperaturas, há perda de até 50% da vitamina C e de até 25% da vitamina B
Assar: perdem-se poucos minerais e ativam-se as antocianinas, presentes na sua cor roxa
Fritar/refogar em óleo: aumenta a absorção de antocianina
Esquentar no micro-ondas: a estrutura química das antocianinas é alterada, e elas perdem suas propriedades
Congelar e descongelar: não há perdas significativas

Ervilha
Nutrientes: boa fonte de vitaminas A, B e C. Tem ainda fósforo, cálcio, potássio, zinco, selênio e ferro

O que acontece com ela ao:
Cozinhar: reduz-se o teor de fibras. Em água, a perda é mais elevada. Por isso, o melhor é prepará-la no vapor
Assar: a absorção da vitamina A e de minerais pelo organismo é favorecida. Mas há perda de vitaminas C e do complexo B
Fritar/refogar em óleo: as altas temperaturas desperdiçam vitaminas, especialmente a C
Esquentar no micro-ondas: perdem-se menos vitaminas em comparação ao forno tradicional
Congelar e descongelar: reduz-se a perda de vitamina C e existe um aumento das fibras amidorresistentes

Batata
Nutrientes: rica em carboidratos, fibras, fósforo, vitaminas C e do complexo B. Também tem potássio, cálcio, ferro, magnésio e zinco

O que acontece com ela ao:
Cozinhar: há maior disponibilidade de vitamina B6, mas ocorre perda das do complexo B. O cozimento em água elimina de 10% a 50% da vitamina C. No vapor, essa perda é menor (de 5% a 20%)
Assar: a vitamina B6 fica mais disponível. Há perda de potássio e vitaminas C e B
Fritar/refogar em óleo: como o tempo de fritura é curto, não há perda significativa de nutrientes. Mas esse modo de preparo pode dobrar ou triplicar o valor calórico
Esquentar no micro-ondas: também há perda de potássio e de vitaminas C e B
Congelar e descongelar: ocorre aumento das fibras. Não há perda significativa de vitaminas e minerais

Tomate
Nutrientes: fonte abundante de licopeno. Boa quantidade de potássio, sódio, fósforo, cálcio, magnésio, ferro, fibras, vitamina C e betacaroteno

O que acontece com ele ao:
Cozinhar: perde para a água parte da vitamina C. Mas, com a adição de azeite, a absorção do licopeno pelo organismo é favorecida
Assar: ativa-se o licopeno
Fritar/refogar em óleo: a absorção do licopeno é melhor
Esquentar no micro-ondas: perde-se o licopeno – sua molécula é oxidada
Congelar e descongelar: não há perdas significativas

Beterraba
Nutrientes: ferro, ácido fólico, potássio, vitaminas A, C e do complexo B
 

O que acontece com ela ao:
Cozinhar: perde-se muito potássio e há aumento do índice glicêmico
Assar: ocorre perda de minerais como o ferro e de vitaminas C e B, além de ácido fólico. Mas há melhora na absorção da vitamina A
Fritar/refogar em óleo: elevam-se o valor calórico e o índice glicêmico
Esquentar no micro-ondas: a perda de nutrientes é menor em comparação com o preparo no forno convencional
Congelar e descongelar: o processo aumenta a quantidade de fibras

Brócolis
Nutrientes: vitaminas A e C e antioxidantes, como glicosinolatos e betacaroteno. Grande quantidade de vitaminas do complexo B, enxofre, cálcio, ferro, zinco, ácido fólico e potássio

O que acontece com eles ao:
Cozinhar: no vapor, não há perda de vitaminas nem de antioxidantes. Na água, boa parte das vitaminas é eliminada
Assar: perdem-se minerais como ferro, cálcio e enxofre. Mas o calor do forno favorece a absorção da vitamina A
Fritar/refogar em óleo: não há perda de nutrientes. Além disso, como os glicosinolatos são mais liberados na gordura, a fritura facilita sua absorção pelo organismo
Esquentar no micro-ondas: a perda de vitaminas B e C ocorre em menor escala do que no cozimento ou ao forno
Congelar e descongelar: as perdas não são significativas


Para entender os nutrientes
Ácido fólico uma das variantes da vitamina B, ajuda a reduzir o risco de doenças cardiovasculares
Antocianina antioxidante que combate danos nas células e ajuda a reduzir o colesterol
Betacaroteno antioxidante que protege as artérias, combate infecções e previne alguns tipos de câncer
Cálcio fortalece os ossos
Clorofila melhora a imunidade
Enxofre ajuda na renovação celular
Ferro elemento essencial na produção de hemoglobina, que leva oxigênio às células
Fósforo bom para a saúde dos ossos e da memória
Glicosinolatos antioxidantes que protegem contra o câncer
Licopeno antioxidante que previne o tumor de próstata
Magnésio atua no sistema imunológico
Potássio regula a pressão arterial e o funcionamento dos rins
Selênio combate a ação dos radicais livres nas células
Vitamina A tem poder antioxidante
Vitaminas do complexo B ajudam a eliminar toxinas
Vitamina C fundamental para o sistema imunológico e para a saúde dos dentes, cabelos, músculos e ossos. Também ajuda na absorção de ferro
Zinco atua na atividade das enzimas

PROJETO SOBRE ALIMENTAÇÃO

                                                          INTRODUÇÃO 
A escola é um espaço privilegiado para a promoção da saúde e desempenha papel fundamental na formação de valores, hábitos e estilos de vida, entre eles o da alimentação. A promoção de uma alimentação saudável no espaço escolar pressupõe a integração de ações em três pontos fundamentais: ações de estimulo á adoção de hábitos alimentares saudáveis, por meio de atividades educativas que informem escolhas individuais, ações de apoio á adoção de práticas saudáveis por meio de uma alimentação nutricionalmente equilibrada no ambiente escolar e ações de proteção á alimentação saudável, por meio de medidas que evitem a exposição da comunidade escolar a práticas alimentares inadequadas. Assim, consciente de que o tema se insere ou, deve ser inserido, no primeiro campo de ação da prática pedagógica, observando a crescente curiosidade dos alunos a respeito dos alimentos naturais incluídos no cardápio da praça de alimentação do colégio, na qual se justifica a elaboração de um projeto simples.


  • Nome do projeto:
  • " Boa alimentação: base para uma vida saudável"                                                    
    Natureza Prioritária da ação
    O projeto tem cunho educativo, já que a escola desempenha papel fundamental  na formação dos hábitos de uma criança, sendo o lugar onde ocupa a maior parte de sua vida diária.
    Histórico do surgimento do projeto
     Tendo em vista as observações feitas através do lanche diário de nossas crianças que em sua grande maioria é composto por alimentos industrializados que são ricos em gorduras saturadas e corantes, e cientes de que esta alimentação resulta em problemas relacionados á saúde e á vida, percebemos a necessidade de conscientizar nossos alunos e seus familiares sobre a importância da alimentação saudável. surge a partir dessa necessidade o projeto  de trabalho: " Boa alimentação: base para uma vida saudável".
    Estabelecimento de objetivos: Objetivos principais: Melhorar a qualidade de vida de nossos alunos, mediante a conscientização da necessidade no uso de alimentos saudáveis desde a infância e iniciando com uma pequena mudança nos hábitos alimentares, começando pelo lanche escolar até as refeições consumidas em casa. Melhorar a capacidade de discernimento e interação pedagógica, pois a criança nutrida pode apreender melhor os conhecimentos. 
    Objetivos Secundários: 
  •  Discutir sobre as consequências de uma alimentação saudável e da realização de exercícios.
  • identificar ações que promovam a higiene pessoal e a alimentação como elementos básicos para a manutenção da saúde;
  • reconhece a importância de uma boa alimentação;
  • Investigar o valor nutritivo dos alimentos;
  • Identificar e diferenciar frutas, legumes e verduras;
  • Conscientização dos danos causados pelos agrotóxicos nos alimentos.                     
  •                           Planos de ação estabelecidos
  • Pesquisas - Utilizar a internet como fonte de pesquisa. Entrar em sites sobre alimentação e jogos. Pesquisar junto á família em revista e livros a respeito do tema.
  • Roda de debates: _ Temas em discussão sobre Obesidade Infantil, Desnutrição, Consumo de bebidas alcoólicas, benefícios de uma alimentação saudável etc.
  • Fazer uma horta escolar:  Os alunos deverão fazer uma horta no quintal da escola com a direção,. supervisão do professor.
  • Sala de Informatica: Os alunos deverão vir a Sala de Tecnologia da Escola para produzir desenhos, confecção de slide representando as vitaminas de cada alimento estudado.
  • Recursos materiais: aparelho de data show, computador portátil, câmara digital, computadores da  sala de informatica.
             Sugestões de atividades 
  • Leitura de textos informativos;
  • Observações;
  • Relatórios sobre a horta;
  • Confecção de cadernos de receitas saudáveis;
  • Cruzadinhas;
  • Caça-palavras;
  • ensino da fração utilizando frutas;
  • Produção de textos, cardápios;
  • Confecção de murais;
  • Jogos;
  • Músicas; Pesquisas de preços de alimentos em supermercados                 Palestras 
  • Dentição: "Boca:  inicio da digestão". - Convidar um dentista para uma palestra para os alunos sobre dentição.
  • Nutrição: " Boa alimentação: receita para uma vida saudável" - Palestra com nutricionista sobre alimentação saudável e sugestão de cardápio.
Culminância
  • Fazer exposição dos trabalhos realizados sobre o tema alimentação.
  • Fazer uma deliciosa sala de frutas para os alunos.
                              

SEJAM BEM VINDOS!!!!!!

   

          " SABER ENSINAR NÃO E TRANSFERIR CONHECIMENTO,  MAIS CRIAR POSSIBILIDADES PARA A SUA PRÓPRIA PRODUÇÃO OU A SUA CONSTRUÇÃO"

                                                                                                                                        PAULO FREIRE 




COMPONENTES: ALESSANDRA, EVANDRA, GISLENE, SELMA E SILVANA