De acordo com o texto de
Silvio Costa Pereira, ele nos faz refletir sobre o uso das tecnologias, a
pesquisa feita pelo mesmo foi na cidade de Florianópolis- SC ; no entanto ficou evidente
uma postura muito parecidas entre as escolas pesquisadas e as escolas da nossa cidade que fica na região
sudeste ou seja há características geral
no meio escolar.
Pois as tecnologias estão
ai, fazendo parte de nossas vidas e com certeza
nas instituições de ensino; porém
á uma carência muito grande de formação adequada dos professores e técnicos de informática para que faça um uso com conhecimento mais profundo estimulando o uso critico e criativos dessas tecnologias.
Tecnologia é um aspecto
bastante trabalhado, mais geralmente através de um viés de aquisição de
habilidades: os alunos são estimulados a aprender a manusear câmaras, montar
apresentações no computador, digitar textos ou pesquisar na internet, e não a
refletir sobre quais tecnologias poderiam usar. A definição, já no inicio do
trabalho, da tecnologia a ser empregada inviabiliza que se pense nas outras
tecnologias possíveis de serem usadas para resolver o problema de
comunicação posto. A abordagem é
complicada pelo fato de que muitas professoras
possuem um conhecimento sobre
tecnologias mais limitado que dos alunos.
Desta forma os aspectos
ligados á tecnologias, linguagem e representação foram os mais trabalhados.
Mesmo assim, algumas abordagens são privilegiadas, como por exemplo a aquisição
de habilidades (tecnologias) ou um viés ideológico (representação). Agência,
categoria e audiência foram os aspectos menos abordados. Isso aponta um
caminho em construção,que quer ultrapassar o simples uso para chegar a um uso reflexivo
e também expressivo.
Relatório feito pelo grupo
Alessandra
Iêda
Josy
Selma
Silvana
Nenhum comentário:
Postar um comentário